Casa modernista da Rua Itapolis de Gregori Warchavchik, uma das três construções do arquiteto tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em São Paulo, além de órgãos estaduais e federais.
A casa, em sua inauguração em 26/3/1930, a “Exposição de uma Casa Modernista”. Pela primeira vez no país, houve a reunião de diferentes artes visuais, como pintura e escultura, dentro de uma casa em estilo arquitetônico modernista e com uma decoração também modernista, e num jardim tropical de autoria da esposa do arquiteto, Mina Klabin Warchavchik.
Restaurada por iniciativa da família Warchavchik, a casa modernista reúne mobiliário, filme e dezenas de fotografias das décadas de 30 e 40.
Restaurada por iniciativa da família Warchavchik, a casa modernista reúne mobiliário, filme e dezenas de fotografias das décadas de 30 e 40.
Com realização do Museu da Casa Brasileira a “Visita guiada Warchavchik” é acompanhada por educadores do Museu da Casa Brasileira.
Podem ainda ser admiradas 20 plantas de projetos de Warchavchik, realizadas no período de 1920 a 1940, como a da residência de Felicíssima Assunção Lara; apartamento em Copacabana; oito casas populares na rua São Samuel, Vila Mariana; nove casas populares na rua Turiassu; conjunto de casas na rua D. Bertha, Vila Mariana; oito projetos de móveis; parque modernista da Vila Mariana. Em destaque, as plantas da casa modernista da rua Itápolis.
Quem tiver interesse:
Site: www.mcb.org.br
Mostra no MCB: 23/3 a 18/4
Mostra no MCB: 23/3 a 18/4
Bruna, acertou em cheio o tema com o Gregori Warchavchik.. meu tema de história contemporânea..rs
ResponderExcluirMuito legal esse projeto sobre os arquitetos modernos.
Bjos
Bom, então acho que fará a visita. Vou marcar a minha e se puder tirar fotos postarei p verem.
ResponderExcluirWarchavchik é incrível, ninguém conhece, mas ao estudarem suas obras...
Não tem como não gostar.
Bjobjo